ARTIGOS »

Você já conheceu alguém perfeito?

perfeccionismo (174 x 116)  Perfeccionismo é mania. Quantas vezes você fica horas a mais no escritório por achar que o projeto não está bom o bastante? Quantas vezes você já perdeu um tempão com a sua mania de achar que tudo tem que ser perfeito? Assuma que isso é perder tempo.

Já conheceu alguém que viva uma vida perfeita? Você pode ter conhecido alguém que aproveite ao máximo os momentos da vida, mas isso não quer dizer que a vida dessa pessoa seja perfeita.

Da mesma forma que você cria diversas manias, você também cria a mania de achar que você deve ser perfeito.

O que é ser perfeito? É uma contínua insatisfação. Ilusão. Irrealidade.

Hoje li essa bela frase do OSHO, grande mestre indiano:

“Em si, a vida é neutra. Nós a fazemos bela, nós a fazemos feia; a vida é a energia que trazemos a ela. Não se preocupe com a perfeição. Substitua a palavra “perfeição” por “totalidade”. Não pense que você tem de ser perfeito, pense que tem de ser total. A totalidade dá a você uma dimensão diferente.”

No perfeccionismo você fica ansioso, inquieto, com medo, sem chão, sem força.

Esteja no “agora” em tudo o que te acontecer e você verá que essa necessidade de ser “perfeito” desaparecerá. Na totalidade, você fica tranquilo, calmo, sem stress.

Gaste 70% do seu tempo com as coisas (trabalho, amigos, relacionamento). Nunca dê 100% de você. Dar 100% de você é querer ser perfeito.

Trabalhe 70%,. Namore 70%. Exercite-se 70%. Escute 70%. Compre 70%. Fale 70%.

Colaboração de Stella Pessôa

Comunicação & Carreira por Thais Alves.